Estudio de caso - KuantoKusta

KuantoKusta confia segurança e visibilidade da sua rede à WatchGuard

O Desafio

Considerado um dos canais mais influentes do e-commerce em Portugal, o KuantoKusta, fundado em 2005, é uma empresa tecnológica e comprometida com todos os envolvidos no processo de compras online. Ao longo dos seus anos de história, a empresa conquistou o lugar de líder nacional na comparação de preços e contribuiu para que milhões de portugueses realizassem compras mais conscientes e informadas.

Ao longo dos anos, o KuantoKusta conseguiu consolidar-se como o líder nacional na comparação de preços, mas, em 2018, o seu modelo de negócio mudou, passando além de comparador a ser também um Marketplace, para responder às novas exigências do crescente mercado digital em Portugal.

O KuantoKusta Marketplace passa então a assumir toda a responsabilidade de compra que anteriormente estava sob a alçada do retalhista para proporcionar uma experiência de compra completa para os seus utilizadores.

Com esta alteração, a que se veio depois juntar o advento da pandemia, o KantoKusta sentiu que não tinha sobre a sua rede todo o controlo e visibilidade que seria aconselhável. Com as equipas distribuídas devido ao teletrabalho, com o WatchGuard EPDR a empresa conseguiu ter visibilidade em tempo-real sobre todos os processos em execução em todos os dispositivos da empresa, independentemente da sua localização.

Inventário Completo

O KuantoKusta confiou à Switch Digital, parceiro da WatchGuard em Portugal, a implementação deste projeto. A Switch Digital oferece valor acrescentado na resolução dos desafios dos seus clientes, apoiada pelas mais recentes soluções tecnológicas. A empresa presta serviços de TI em Private/Public Cloud, privilegiando sempre uma lógica de Zero Trust, tendo como objetivo oferecer serviços que permitam aos seus clientes focarem-se essencialmente no negócio e no desenvolvimento das suas aplicações.

Para obter a melhor solução possível, a KuantoKusta realizou uma análise ao mercado para avaliar as diferentes opções disponíveis. O WatchGuard EPDR, uma solução integrada que combina o EDR (Endpoint Detection and Response) e Antivírus para proteger, gerir e dar suporte aos dispositivos empresariais, provou ser a melhor solução para responder às suas necessidades.

Protegendo uma rede com mais de 70 máquinas, a solução simplifica e minimiza o custo de uma segurança avançada e adaptável. Graças aos serviços geridos do WatchGuard EPDR - 100% attestation e Threat Hunting – a equipa do KuantoKusta não precisa de ajuda externa, reduzindo assim custos com pessoal especializado. Isto acontece porque os serviços geridos aprendem automaticamente com as ameaças, economizando tempo e oferecendo a máxima prevenção nos endpoints.

Adicionalmente, o Kuantokusta adquiriu recentemente uma Firebox M370, uma appliance que faz parte da plataforma de segurança premiada Firebox da WatchGuard, e cinco pontos de acesso – dois AP325 e três AP125, access points internos, pequenos e acessíveis equipado com tecnologia Multi-User MIMO 2x2 802.11ac Wave 2.

Resultados

Com o WatchGuard EPDR, a empresa conseguiu ter visibilidade em tempo-real sobre todos os processos em execução em todos os dispositivos da empresa, independentemente da sua localização.

“Estamos extremamente satisfeitos com o serviço e suporte recebidos. Trabalhar em conjunto com a Switch Digital permite-nos garantir um processo de implementação tranquilo”, sublinha Bruno Bastos, responsável de TI do KuantoKusta, segundo o qual “o WatchGuard EPDR dá-nos poder de antecipação, que é o nosso melhor aliado na definição das nossas necessidades futuras e prevenção de riscos. A solução de segurança dá-nos a visibilidade necessária para obter essa capacidade de prever o que poderia acontecer”.

Com efeito, antes de qualquer aplicação malicioso ou potencialmente perigosa ser executada, o WatchGuard EPDR obriga-a a passar por uma análise detalhada com base nos serviços de segurança geridos da WatchGuard, que garante proteção para todas as máquinas, monitorizando e controlando o comportamento de cada processo em execução na rede em tempo-real.

A reforçar toda esta segurança, está também a Firebox M370 já adquirida mais recentemente, uma appliance cuja arquitetura de produto exclusiva permite que pequenas e médias empresas como o KuantoKusta beneficiem dos melhores serviços de segurança da categoria - da filtragem URL e prevenção de intrusões ao controlo de aplicações e prevenção de ransomware, sem o custo e a complexidade de possuir várias soluções endpoint.

Como refere José Barros, Owner da Switch Digital, “a solução que propusemos e implementámos no KuantoKusta permite detetar e eliminar infeções num tempo muito curto, graças às duas ferramentas integradas de complementaridade para prevenção, proteção, deteção, desinfeção e remediação no endpoint”. Além disso, “fornece um relatório detalhado sobre o comportamento de todos os processos analisados, o que permite realizar uma análise forense caso seja necessário. Ou seja, o WatchGuard EPDR não só protege a rede e dados, como também é extraordinariamente leve, simples de implementar e fácil de gerir”.

Também os dois AP325 adquiridos recentemente pelo KuantoKusta, bem como os três AP125, vieram reforçar as capacidades de visibilidade e controlo, permitindo, adicionalmente, facilitar o acesso seguro à rede. Estes access points internos, equipados com MIMO de vários utilizadores (MU-MIMO), permitem conectar vários dispositivos ao mesmo tempo, melhorando assim a experiência de todos os que se ligam à rede Wi-Fi protegida. Os access points também incluem dois rádios simultâneos de banda 5 GHz e 2,4 GHz compatíveis com 802.11a/n/ac Wave 2, 802.11b/g/n, duas transmissões espaciais e taxas de transmissão de dados de até 867 Mbps e 300 Mbps, respetivamente.